Em 2020, o Criciúma, um dos favoritos ao acesso à Série B do Campeonato Barsileiro, sequer passou da primeira fase. Em 2021, um início de temporada ruim, que culminou no rebaixamento inédito no Campeonato Catarinense, colocava em dúvida a campanha na Série C. Mas o Tigre se superou, Paulo Baier assumiu como técnico e, principalmente com um bom começo de competição, o time chega à segunda fase.
A classificação veio neste sábado, 18, com uma rodada de antecedência após a vitória por 3x0, sobre o Mirassol. Arilson, Hélder e Silvinho fizeram os gols do Carvoeiro. que chegou aos 30 pontos, na quarta posição e não pode mais ser alcançado por ninguém do Grupo B.
Próximos compromissos
Agora o Tigre volta a campo na próxima quarta-feira, 22, diante do Juventus, em Jaraguá do Sul, a partir das 20h, pela segunda rodada da Copa Santa Catarina.
Já pela Série C, o próximo compromisso é o clássico com o Figueirense, às 17h do próximo sábado, 25, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Abrindo caminho
Precisando da vitória para seguir na competição e jogando em casa, o Tigre iniciou indo para cima dos paulistas. Aos quatro, Alemão, levantou a bola para Silvinho, mas o atacante não conseguiu o domínio.
Um minuto depois, o gol carvoeiro. Após cobrança de falta, o volante Arilson bateu de primeira para fazer o primeiro dele em 17 jogos pelo Tigre e abrir o placar no Majestoso.
Ouça o primeiro gol do Tigre narrado por Mário Lima:
Assista o primeiro gol do Criciúma:
O Mirassol tentou o empate aos nove, mas o Criciúma, bem postado, dificultava a vida dos visitantes.
Aos 14, os jogadores do Tigre reclamaram muito de toque na mão do zagueiro do Mirassol dentro da área. Mas o árbitro manda o jogo seguir.
Sem pretensões dentro da competição, o Mirassol chegou novamente aos 23 minutos. Matheusinho apareceu com perigo na área tricolor, mas Gustavo fez a defesa. Aos 24 minutos, Luis Fernando cobrou escanteio, mas a bola acabou nas mãos do goleiro.
O time do interior paulista passou a pressionar e o Tigre se fechou. Foi aos 35 que os visitantes quase deixaram tudo. Mateus Anderson recebeu a bola, ajeitou e chutou forte e a bola passou perto do gol defendido por Gustavo.
O Carvoeiro quase ampliou no último lance da etapa inicial. Após lançamento, o zagueiro recuou mal para o goleiro Edson e Henan bateu para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Com Hélder e Silvinho, a confirmação da vaga
O segundo tempo começou com tudo e para o lado do Mirassol. Os paulistas iniciaram pressionando e, com Souza, colocaram uma bola na trave logo no primeiro lance.
Aos quatro minutos, o Tigre teve falta na lateral direita. Alemão cobrou na primeira trave e a zaga afastou o perigo.
O Criciúma chegou novamente aos seis minutos. Silvinho cruzou e Diego Landis recuou para o goleiro Edson.
O Mirassol assustou mais uma vez aos 14 minutos. Everton Heleno, que tinha acabado de entrar, cabeceou a bola no travessão do Criciúma. Os visitantes chegaram novamente dois minutos mais tarde, desta vez com Jeferson que encheu o pé e forçou Gustavo a fazer grande defesa.
O Tricolor chega na área adversária novamente aos 21 minutos. Silvinho cobrou o escanteio, mas a defesa dos visitantes afastou. Um minuto depois, mais um escanteio, novamente cobrado pelo camisa 11, porém fraco, facilitando para a zaga dos paulistas.
Aos 25, Everton Heleno entrou na área e tentou a finalização, mas a bola correu demais e saiu pela linha de fundo.
Aos 26, o alívio carvoeiro. Maranhão cruzou da esquerda, Eduardo tocou para trás de cabeça e Hélder pegou um bonito chute de primeira para vencer o goleiro Édson. Um golaço, o segundo Tigre no jogo para confirmar a vaga na segunda fase da Série C.
O segundo gol na voz de Mário Lima:
Assista o segundo gol tricolor:
Após o segundo gol do Tigre, poucas alternativas foram criadas. O Mirassol sentiu o baque e o Criciúma trovaca passes para administrar o placar.
O Criciúma teve escanteio aos 41 minutos. Silvinho cobrou bola alta na segunda trave, mas a zaga tira.
O terceiro gol veio aos 43 minutos com Silvinho. O camisa 11 recebeu de Marcão na entrada da grande área, cortou o zagueiro e de pé direito bateu rasteiro no canto do goleiro para dar números finais à partida.
Ouça o terceiro gol do Criciúma na narração de Mário Lima: