Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

O trabalho para retorno das aulas presenciais em Santa Catarina

Máscaras para alunos e distanciamento nas salas marcam a retomada das atividades

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 17/02/2021 - 08:58 Atualizado em 17/02/2021 - 09:09
Foto: Vitor Coan/Especial 4oito
Foto: Vitor Coan/Especial 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As aulas presenciais retornarão em praticamente todas as escolas públicas de Santa Catarina até quinta-feira, 18. Há quatro meses, a Secretaria de Educação do Governo do Estado vem trabalhando em um plano estratégico de logística para garantir segurança aos alunos, pais e professores na volta das atividades.

Equipamentos de segurança como máscaras para todos os estudantes, protetores faciais, termômetro digital para aferição de temperatura, lixos específicos para descarte da máscara, água sanitária, sabonete líquido e álcool em gel para higiene foram entregues pelo Estado às escolas até terça-feira.

A volta ainda está condicionada em três moldes. O primeiro, seria o retorno 100% presencial para aquelas unidades que possuem estrutura o suficiente para comportar todos os alunos, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m dentro da sala de aula. O segundo molde é justamente o sistema híbrido onde aqueles que escolherem não retornar presencialmente, serão contemplados também com as atividades online. Já o terceiro, para aquela escola que passa por alguma reforma não finalizada, será iniciado o ano de forma completamente digital.

“Temos professores que são do grupo de risco, esses obrigatoriamente ministrarão as aulas em casa de forma remota. Há também alunos que são do grupo de risco ou que os pais assinaram um termo de responsabilidade que não querem que seus filhos vão para a escola, aí receberão não somente todo o material didático através da plataforma de ensino, mas também a alimentação em suas respectivas casas”, pontuou o secretário de Educação de SC, Luiz Fernando Vampiro.

Nas escolas haverão demarcações no chão indicando o distanciamento necessário entre os estudantes em locais de convivência. Áreas de alimentação, filas de acesso a alguns locais, laboratórios e bibliotecas também contarão com as demarcações indicando as restrições.

Por conta dos professores que, por serem do grupo de risco, ministrarão as aulas em casa, o Estado está para contratar alguns milhares de professores em caráter temporário (ACT’S) para o início do ano letivo. “Recebemos o número das matrículas e informações de professores que estarão ou não na sala de aula. Está sendo feito todo remanejamento, para priorizar os ACT’s e fazer a escolha dos módulos disponíveis. Fizemos tudo de forma remota e online, e a contratação desses professores se iniciou hoje. Contrataremos enrte os dias 18 e 19 para estarem na sala de aula”, disse Vampiro.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito