As obras de pavimentação na BR-285, no trecho entre São José dos Ausentes (RS) e a divisa com Santa Catarina estão em andamento com previsão de conclusão até o primeiro semestre de 2026. De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro, o principal desafio da obra é a construção de uma ponte de 400 metros sobre o rio das Antas.
"Esse é o grande gargalo da obra, pois envolve a técnica de avanço sucessivo, o que torna a construção mais demorada", destacou Pinheiro.
Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior
Atualmente, cerca de 23% do trecho de 8,8 quilômetros já foi executado, incluindo duas pequenas pontes para drenagem e passagem de fauna. O avanço das obras foi facilitado pela liberação dos acessos pelo IBAMA.
A ponte de grande extensão, que sofreu um ajuste de traçado, é considerada a etapa mais complexa do projeto, mais do que a terraplanagem e pavimentação da rodovia. "O desafio maior foi acessar o local para iniciar os pilares, que estão sendo concretados no local devido às condições específicas do terreno", acrescentou Pinheiro.
Apesar das adversidades, o DNIT está confiante no cumprimento do cronograma. "Nosso objetivo é entregar todo o trecho, incluindo a ponte, até o final do primeiro semestre de 2026", afirmou Pinheiro.