A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) segue realizando obras para a ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário (SES) de Criciúma. Esta semana, as frentes de trabalho estão na Rodovia Luiz Rosso e em ruas paralelas, que ficam próximas a rótula do Bairro São Luiz. Está sendo feito o assentamento da tubulação da rede coletora de esgoto e instalação das Caixas de Inspeção para as ligações domiciliares. Os condutores que passarem pelas ruas Raimundo Pucher, Abramo Casagrande, Rua Washington Luiz, Bom Retiro e Duarte da Costa, que ficam próximas à Rodovia Luiz Rosso, devem ficar atentos. Com as frentes de trabalho atuando nessas vias, o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas para não atrapalhar o fluxo de veículos.
A Casan e a Itajuí - Engenharia de Obras Ltda (executora das obras) pedem desculpas pelos transtornos e atenção dos motoristas, pois os trabalhos demandam recorte do asfalto, escavações, instalação de tubulação e, posterior, fechamento das valas. Com isso, além dos trabalhadores há a presença de escavadeiras e tráfego de caminhões, que realizam serviços de apoio à obra. A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário na região está recebendo investimento de R$ 15.902.534,15, obtidos pelo Governo do Estado e Casan junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Ligações à rede devem esperar
Apesar de a rede coletora estar sendo implantada, a Casan reitera que os moradores não devem conectar o esgoto doméstico aos tubos coletores sem autorização prévia da concessionária. Para que o esgoto seja devidamente
coletado e tratado, todo o Sistema de Esgotamento Sanitário deverá estar concluído e em operação.
Binário do Bairro São Luiz
As obras da Casan são desenvolvidas em paralelo à implantação do sistema binário no bairro São Luiz, que consiste na duplicação da Avenida Santos Dumont, que contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A via municipal contará com calçadas e ciclovia.