Moradores e ciclistas de Balneário Arroio do Silva estão organizando uma manifestação para reivindicar a construção de uma ciclovia na SC-447, que liga a cidade à Araranguá. O principal motivo para o movimento "Ciclovia Já" é por conta da segurança dos ciclistas, que convivem com os riscos de acidentes no trecho.
Na rodovia, principalmente durante o verão, cerca de 20 mil veículos passam diariamente pelo trecho, além de 400 bicicletas, mas a situação do acostamento preocupa a população. "O pessoal não consegue andar no acostamento porque ele tá ruim, tá danificado, tá sem receber manutenção", conta o engenheiro agrimensor e morador do município, Sérgio Panatta, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Nos últimos dias, um jovem de 19 anos faleceu na rodovia, atropelado por um caminhão, o que foi a gota d'água para a manifestação. "Esse movimento do 'Ciclovia Já' já existia, mas a gente resolveu, entre amigos e populares, botar a mão e honrar a vida desse menino que morreu. Será que vai ter que morrer mais quantas pessoas?", questiona Panatta.
A ação já tem data, local e hora marcadas para acontecer. O movimento "Ciclovia Já" será realizado a partir das 9h deste sábado (25), no Caldo de Cana Tribo do Mel, no trevo de acesso à Lagoa da Serra. "A gente vai tá fazendo essa manifestação pacífica convidando quem é ciclista, quem é apaixonado pelo esporte, corredores, porque a ciclovia não vai servir só pra ciclista. Morador, trabalhador, aquele que usa a bicicleta diariamente pra ir buscar seu sustento, vai lá se juntar a nossa causa pra mostrar que o sul do estado existe, que a gente tá pedindo socorro", convida o engenheiro.
Ouça, na íntegra, a entrevista do morador ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior: