Um dos espaços culturais mais importantes de Criciúma está renascendo após ser fechado em 2015 por falta de condições estruturais. Por ser um prédio histórico e até então de propriedade do Governo Federal, a Administração Municipal enfrentou dificuldades para liberar a obra, mas é neste ano que o Centro Cultural Jorge Zanatta volta a abrir usas portas ao público.
A reinauguração, antes anunciada para 29 de novembro, agora está agendada para 14 de dezembro. Em evento na tarde de ontem para imprensa e convidados, que teve o objetivo de apresentar os espaços restaurados, o prefeito Clésio Salvaro explicou o motivo de a entrega ser feita apenas no próximo mês.
“Nós vamos inaugurar no dia 14 de dezembro porque a mobília ainda está em licitação e essas coisas burocráticas, quem já trabalhou no serviço público sabe, não acontecem no tempo que nós queremos”, disse Salvaro.
História preservada
A arquiteta responsável pela restauração que custou aproximadamente R$ 1,5 milhão ressaltou os cuidados que foram tomados para que o centro mantivesse a sua identidade. “Não é uma reforma, é uma restauração. Por isso, nós tomamos cuidados especiais para preservar as características originais. Para os materiais que tiveram que ser substituídos nós usamos outros muito semelhantes”, pontua Julia.