Um novo prazo foi dado para a conclusão da revitalização do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Os serviços, que incluem recuperação asfáltica, readequação da pista, cercamento e acesso aos hangares, deveriam ser finalizados ainda neste ano, no entanto, estão atrasados devido a um problema operacional da empresa contratada, a Prado & Prado.
"As coisas nem sempre acontecem como a gente planeja ou como os contratos são feitos. Esse é o caso. Houve um edital de licitação, a empresa vencedora se habilitou e, a partir daí, nós fizemos um contrato com previsão de execução dos serviços. Infelizmente, durante parte desse processo, a empresa apresentou um problema operacional", explica o superintendente da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Dagoberto Arns.
A intercorrência se concentra na parte da recomposição da camada asfáltica. "Hoje, é o nosso maior serviço e o caminho crítico. A empresa fez uma parte e não conseguiu, até o momento, concluir mais da metade. Nós precisamos colocar lá cerca de 13 mil toneladas de asfalto, ela tentou, junto aos fornecedores, buscar o CPA, que é um insumo importante. Eles estão em negociação final e, a partir disso, deve retomar as obras", acrescenta, ainda, o superintendente.
Em virtude do atraso, um novo prazo foi estipulado para a finalização das obras: 15 de fevereiro de 2023. "A empresa apresentou um novo cronograma. A gente espera que ela consiga resolver a sua parte e concluir o serviço", finaliza Arns. O valor do investimento da revitalização é de R$ 12,9 milhões.