Durante muitos anos Criciúma lutou para ter um hospital materno infantil completo e agora o sonho começa a sair do papel. O Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) está passando por obras necessárias e revisão geral dos prédios e equipamentos. A gestão passará a ser do Estado de Santa Catarina. A expectativa é que a unidade comece a funcionar em sua totalidade ainda no ano de 2018.
“Tínhamos a expectativa de abrir em setembro, mas prefiro dizer que durante este ano teremos a plenitude dele aberta. Mas o quanto antes melhor. Todo o planejamento estratégico está feito, toda a questão de como será a gestão de recursos para o custeio. O hospital terá quatro salas cirúrgicas, maternidade segura, mais sete leitos de UTI neonatal, mais leitos de internação da mulher. Tudo está planejado e esperamos que nos próximos meses seja aberto”, afirmou o secretário de Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande.
O HMISC continuará a ser administrado pelo Instituto Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) e o contrato de 20 anos que antes era com a Prefeitura de Criciúma, passa a ser com o Estado de Santa Catarina.
Atualmente a unidade funciona apenas como um pronto-atendimento. Com as mudanças, o hospital terá internações, partos e cirurgias. Uma outra novidade haverá um investimento na área tecnológica da unidade, resultando na integralidade da mulher e da criança.