O Oeste perdeu por 2 x 0 para o Ypiranga, em Erechim, neste domingo, 5, e é a primeira equipe rebaixada nesta Série C de 2021. O time de Barueri estacionou nos sete pontos, com apenas uma vitória na competição, e está nove pontos atrás do Mirassol, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na pontuação, o Oeste até pode alcançar o Mirassol. Porém, faltando três rodadas para o fim da competição, não consegue o mesmo número de vitórias, primeiro critério de desempate. Chegaria, no máximo, a quatro, enquanto os rivais têm cinco.
Em 15 partidas, o Oeste venceu apenas o Figueirense, por 2 x 1, na 11ª rodada, empatou quatro e perdeu 10. Foram apenas oito gols marcados, o pior ataque da competição, e 18 sofridos. O clube de Barueri tem a pior campanha geral da competição.
A trajetória do Oeste ficou marcada, ainda, pela demissão "surpresa" de Roberto Cavalo. A saída do treinador, após derrota na sexta rodada para o Ypiranga, não foi publicada pelo clube e descoberta apenas na divulgação da escalação no jogo seguinte, contra o Ituano.
Além de Cavalo, passou pelo Oeste também o técnico João Brigatti, que pediu demissão após a derrota contra o Criciúma por 3 x 1 por entender que não conseguiria tirar o clube da zona de rebaixamento.
Nesta Série C, o Oeste tem mais três jogos: contra o Ituano, fora de casa, São José, em casa, e Paraná Clube, fora.