Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Open Finance compartilha dados entre diferentes instituições financeiras

Agora, o cliente pode ter maior poder sobre seus dados bancários

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 25/08/2022 - 18:01 Atualizado em 25/08/2022 - 18:03
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Agora é possível compartilhar dados e informações entre instituições financeiras. A evolução do Open Banking, conhecida como Open Finance, chegou para que o cliente tenha maior poder sobre seus dados financeiros. Com o serviço do Banco Central do Brasil, os bancos também poderão oferecer condições mais adequadas ao perfil e necessidades do usuário.

Ao compartilhar os dados, o usuário poderá consultar suas informações financeiras – de todas as instituições participantes –, em um só lugar, além de aproveitar produtos e serviços com condições melhores. Segundo a coordenadora do grupo técnico de experiência do usuário do Open Finance, Luana Soratto, eles já contam com 7,5 milhões de consentimentos ativos.

“São autorizações de dados cadastrais, extratos de bancos, transação de cartão de crédito… Agora a gente já está vendo no mercado, produtos e serviços ofertados dos usuários com esses dados”, explicou Luana. “Já está nesse nível de entrega. Há quase um ano, a missão era colocar no ar e conseguir consentimento dos usuários para transmitir um dado de um banco para outro”, contou.

O que é o Open Finance?

O projeto está em uso em muitas instituições, mas ainda está sendo desenvolvido, as fases futuras estão sendo pensadas. De acordo com Luana, o Open Finance é um ecossistema que está fazendo uma ‘tubulação’ por onde vão passarão os dados de maneira segura com referências mundiais.

“Está construindo as experiências para que as instituições financeiras implementem. Você não vai achar um aplicativo do Open Finance para baixar ou um banco de dados com os dados de todos os usuários”, ressaltou. O serviço é encontrado nos próprios aplicativos bancários.

Além disso, os bancos também serão beneficiados. As instituições financeiras poderão saber mais informações do cliente, como históricos de pagamentos e confiabilidade. E a maior dúvida é em relação a segurança do programa.

“Uma preocupação que as pessoas têm é com o vazamento de dados: não existe isso! O que a gente está fazendo é tornar fácil esse caminho de dados, entre uma instituição financeira e outra”, esclareceu Luana.

Quais os serviços oferecidos

Não é mais necessário entrar em aplicativo por aplicativo. “A gente tem uma plataforma de gestão financeira, já tem alguns bancos que implementaram, lá você consegue ver toda a sua agenda financeira, de todos os bancos que você tiver, no próprio aplicativo do banco”, disse a coordenadora do grupo técnico de experiência.

“Tem agenda pra saber que pagamentos você tem no dia, extratos, você filtra quais bancos você quer ver, planejamento financeiro, categorização, a gente já está vendo essas soluções no mercado hoje”, pontuou.

Open Banking ou Open Finance?

O que iniciou como Open Banking, evoluiu para Open Finance. Isso porque o primeiro continha apenas dados bancários, e, hoje, já são oferecidos outros serviços, como câmbio, capitalização, seguro, previdência e investimento.

“Essa parte ainda não está funcionando, o compartilhamento de dados dos usuários. Mas sim os dados de produtos e serviços, por exemplo, o caixa de retorno de investimento, taxa de câmbio…”, concluiu Luana.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito