O Campeonato Catarinense de 2021 terá 12 clubes, sendo que os oito melhores da primeira fase seguem na busca pelo título. Todos jogam contra todos, ou seja, dez adversários a serem superados por Criciúma e Próspera.
Há times que ainda estão disputando competições, outros se preparando para o Estadual. Há quem está bem, há aqueles que enfrentam dificuldades.
Veja como estão os adversários de Criciúma e Próspera no Estadual:
Avaí - Disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Avaí está no meio da tabela. Um dos representantes da capital do estado no Catarinense ocupa a 9ª colocação com 44 pontos. O último compromisso da equipe é no dia 30 de janeiro, depois se concentra para a estreia no Estadual.
O clube espera a definição de rumo na Série B para planejar o Estadual e as demais competições de 2021, já que possui 15 atletas em fim de contrato.
Brusque - O Brusque vive um momento especial. Depois do vice-campeonato do Catarinense de 2020 o clube está muito perto do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
O triunfo na última rodada do quadrangular da Série C, por 3 a 0 sobre o Vila Nova, fora de casa, deixou o Brusque em sua melhor situação até aqui na competição. Os três pontos da partida levaram a equipe para a liderança do Grupo C e a uma vitória de conquistar o acesso.
O próximo jogo, contra o Ituano, na segunda-feira, 11, às 20h, no Estádio Augusto Bauer pode definir o acesso com uma rodada de antecedência.
Chapecoense - A Chapecoense caminha a passos largos para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. O atual campeão catarinense reveza entre a primeira e a segunda colocação. Ao lado do América-MG, o time catarinense tem 99% de chance de acesso. A Chape tem como meta 65 pontos para subir, o que pode ocorrer no jogo deste sábado, 9, diante do Botafogo-SP. O Verdão D'Oeste foca agora no título da competição.
Concórdia - O Concórdia, que escapou do rebaixamento no ano passado ao superar o Atlético Tubarão na repescagem, anunciou na última terça-feira, 5, a contratação do centroavante Michel, que passou pelo Criciúma. Ele defenderá o Galo D’Oeste na Copa Santa Catarina e no Campeonato Catarinense. Esta é a segunda passagem do jogador pelo Concórdia. A primeira foi em 2014 quando disputou a segunda divisão catarinense.
Figueirense - O Figueirense vive uma briga contra o Z4 do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe de Florianópolis passou a maioria das rodadas na zona do descenso e luta para não cair para a Série C. A chance de rebaixamento que assombra o Estádio Orlando Scarpelli é de 49%.
Joinville - Após ser eliminado ainda na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Joinville passou a se reforçar para o Catarinense. Depois da chegada do técnico Vinícius Eutrópio e do atacante Rafinha, ex-Flamengo, o clube anunciou mais um reforço para a temporada. O meio-campo Douglas Packer foi apresentado na última terça-feira, 5.
Hercílio Luz - De volta à elite, junto com Próspera e Metropolitano, o vice-campeão da Série B do ano passado, Hercílio Luz passa por momentos importantes também fora de campo. Nessa semana, o clube definiu os novos membros do Conselho Deliberativo. Foram 37 eleitos, sendo cinco suplentes.
O clube tubaronense também trabalha na construção de um novo estádio, que tem previsão de término para 2022.
Juventus - Sensação na competição do ano passado - já que chegou até as semifinais, o Juventus de Jaraguá do Sul se reforça para o campeonato deste ano e anunciou três nomes já conhecidos no clube: o zagueiro Gregório, o meia Fabinho e o goleiro Iago Hass.
A direção do Moleque Travesso já havia anunciado o técnico Raul Cabral no início de dezembro. O treinador chegou do Primavera de São Paulo.
Marcílio Dias - O Marcílio Dias, representante de Itajaí no Estadual, é outro catarinense que ainda tem compromissos oficiais antes do Catarinense. A equipe está nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro e tem jogo de volta diante do Altos do Piauí neste domingo, 10. No primeiro jogo, em casa, o Marinheiro ficou no empate em 1 a 1.
No ano passado, o Marcílio Dias chegou às quartas de final do Catarinense, quando foi eliminado pelo Tigre.
Metropolitano - O Metropolitano, que volta à primeira divisão neste ano, irá atuar nos jogos como mandante no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Conforme o clube de Blumenau, "a falta de acordo" com o Carlos Renaux, de Brusque, obrigou a diretoria a buscar um novo local para mandar as partidas.