O caminhoneiro de Sombrio, Tadeu Américo, liderança na região, garante que os caminhoneiros não irão paralisar na semana que vem. “Os caminhoneiros irão parar porque as empresas estão paradas, estão reduzindo o número de funcionários. Eu por exemplo estou voltando de São Paulo com o caminhão vazio. Como vamos fazer se não tem carga?”, questiona.
Américo diz também que de cada dez caminhões entre São Paulo e Porto Alegre, seis transitam sem carga. “Infelizmente porque não tem carga. Não adianta fazer greve, é um problema político entre estados. Os governos que vão ter que se unir para ver o que vão fazer”, cita.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul de Santa Catarina (Setransc), Lorisvaldo Piucco, disse que alguns caminhoneiros autônomos, ensaiam uma paralisação para a próxima semana. Com pouco trabalho, eles pretendem pressionar pela volta do comércio. “Eles têm um pouco de razão, porque precisam trabalhar para sustentar a família, mas não acreditamos que tenha adesão”, fala.
Piucco lembra que a crise afeta autônomos e empresas. “Todos estão sendo prejudicados, mas os autônomos são quem mais sofre. Têm empresas que não conseguiram nem pagar a próxima folha”, salienta Piucco, acrescentando que o sindicato defende o retorno das atividades, preconizando por todos os cuidados necessários para preservar a saúde dos profissionais.