O treinador Telê Santana, multicampeão no comando do São Paulo e técnico por duas vezes da Seleção Brasileira na Copa do Mundo é a principal inspiração de Cláudio Tencati. O técnico do Criciúma revelou isso em uma entrevista exclusiva ao Portal 4oito.
“[Ele é a] minha base, meu alicerce, me inspirei muito, ainda jovem vendo o São Paulo e a seleção brasileira jogar. A de 1982 e 1986 eu vi jogador e vi um futebol encantador, depois ele seguindo a sua trajetória, o Telê disciplinador, tático, que foi campeão mundial com o São Paulo”, explicou. “Ali que é referência para mim”, complementou.
Além de Telê, outros citados por Cláudio Tencati durante a entrevista foram os técnicos Tite e Vanderlei Luxemburgo. “Na década de 90 foi o treinador que revolucionou o futebol brasileiro em termos de resultado. Foi o treinador que teve uma ascensão no Real Madrid, um clube internacional”, disse.
Um quarto nome que agrega em sua visão é o de Carlos Alberto Parreira, treinador campeão do mundo pelo Brasil em 1994. “Foi um cara que para mim rompeu inúmeras barreiras, e dirigiu cinco seleções diferentes em Copa do Mundo, então para nós é uma referência também. A base minha é o Telê Santana ai demais a gente agrega um pouco de cada um”, explicou Tencati.
O Criciúma volta a campo contra o Bahia, pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (23), às 19h, no estádio Heriberto Hülse.