Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os vândalos apagam as luzes da cidade

A rodovia que liga Criciúma ao Caravaggio é um dos lugares que sofrem muito com os danos

Por Émerson Justo Criciúma, SC, 30/01/2019 - 08:48
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma via movimentada, a Rodovia José Spilere, que começa na rótula de acesso ao Rio Maina e vai até a entrada do Distrito do Caravaggio, em Nova Veneza, anda às escuras. Resultado da ação de vândalos na iluminação pública. Conforme o chefe de Seção da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) de Criciúma, Luciano Mendonça, é realizado manutenções frequentemente no trecho. 

“Sempre teve vandalismo ali, o pessoal se junta e quebra lâmpadas. Estamos sempre trocando. Não faz nem 15 dias desde a última vez”, relata. O local estava no escuro até a noite de segunda-feira (28). O chefe afirmou que iria realizar os reparos na noite de ontem.

Muitos pedidos diários

De acordo com Mendonça, a equipe da Cosip realiza em média 40 atendimentos diários. Porém, a maioria é para troca de lâmpadas queimadas. “Temos prazo de 48 horas para atender as solicitações. A gente tem bastante pedido e tudo aquilo que vai chegando para nós temos feito o possível para colocar em dia. Realizamos bastantes trocas de relês e reatores também”, conta.

Além da grande demanda de requerimentos, o chefe aponta que a equipe está com poucos trabalhadores. “Nós estamos com pessoal em férias e bastante gente saiu. Mas eu tenho a notícia de que o prefeito vai fazer um processo seletivo para estar enviando pessoas para trabalhar com a gente”, revela.

A secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski, confirma o investimento. Ela afirma que a Administração Municipal está providenciando os documentos necessários para a seleção. “Com o incremento da taxa da Cosip para o novo ano, nós vamos também aumentar o número de funcionários e eletricistas, para isso estamos providenciando um processo seletivo. É uma necessidade que é planejada, com a arrecadação do IPTU será ampliada a equipe para melhor atender a população”, ressalta. Ainda não existe uma data para o processo.

Lâmpadas LED

Desde 2017 o Município de Criciúma conta com uma lei para utilização de lâmpadas LED na iluminação de prédios públicos municipais, bem como de espaços públicos e vias públicas cuidados da prefeitura. As trocas devem ser realizadas na medida em que as lâmpadas convencionais apresentarem defeito ou alcançarem o fim de sua vida útil, sendo substituídas gradativamente no percentual mínimo de dez por cento ao ano.

Segundo Mendonça, a lei não está sendo cumprida. “Ainda estão sendo usadas lâmpadas normais, as lâmpadas de vapor. Não tenho nenhuma notícia de quando ou se será usado lâmpadas LED. Ninguém me passou nada ainda”, destaca.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito