O mês de outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama, com campanhas que conscientizam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Em Criciúma, a campanha "Outubro Rosa" alcançou bons resultados. Mais de 1,6 mil exames preventivos foram realizados ao longo do mês.
Foi realizado o 'Dia D', 20 de outubro, com preventivos nas 48 Unidades Básicas de Saúde (USB) do município, com objetivo de proporcionar oportunidade para as mulheres que trabalham no comércio e não têm acesso ao exame durante a semana. Só neste dia, entre às 13h e 17h, foram feitos 787 exames.
Como forma de incentivo à realização do preventivo, a Secretaria de Saúde do Município realizou uma gincana solidária com a colaboração da sociedade, na arrecadação de toucas, lenços e perucas que foram doadas para os pacientes da Unacon do Hospital São José (HSJ). Foram 894 lenços, 149 toucas e 19 perucas.
Os números positivos foram resultado do empenho das unidades de saúde e também da sociedade, segundo a secretária de Saúde de Criciúma, Francielle Gava. "Nós tivemos uma campanha mais solidária nesse ano, juntamente com a questão de prevenção e promoção à saúde. Nós ofertamos o serviço e ao mesmo tempo possibilitamos aos que hoje já estão em tratamento o sentimento de esperança e elevação de autoestima", disse.