Após anos em decenso, chegando a registrar mais de 45% de queda só em 2020, as ações da Cielo tiveram um pico de mais de 34% nesta segunda-feira, 15. A forte alta não se manteve ao longo do dia, mas ainda fechou em mais de 14%.
O motivo do disparo no preço das ações da companhia é que o Brasil será o primeiro país a testar o mais novo serviço do Facebook: realizar pagamentos de pessoa para pessoa por meio do WhatsApp. Além da Cielo, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi também participarão do serviço inicialmente.
Segundo o site InfoMoney, o WhatsApp é o aplicativo número um entre aparelhos Android, com cerca de 90%, e possui mais de 70 milhões de usuários diários no país. O usuário poderá realizar transações de até R$ 1 mil por dia e R$ 5 mil por mês, num limite de 20 transações. Para comerciantes, haverá uma taxa de 3,99% por transação. A função substituiria as maquininhas de cartão de crédito e débito.
O economista Lucas Rocco avalia que a Cielo perdeu espaço no mercado com o crescimento da Stone e da PagSeguro, principalmente pela abertura no mercado externo. "A Cielo vai reagindo, ainda possui a maior parte do mercado, ainda é lucrativa, mas os analistas estão criticos", comentou.
Ainda falta detalhes de como irá funcionar a operação de pessoa para pessoa, a destinação de taxas e percentual para cada empresa. Mais detalhes devem ser divulgados pelo Facebook nos próximos dias.