O esporte está em destaque durante esta semana em Criciúma. De um lado, o Skate Total Urbe (STU) reúne amantes da modalidade no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, do outro, a Sociedade Recreativa Mampituba respira o tênis. Cerca de 300 atletas com idades de 14, 16 e 18 anos participam do Banana Bowl. Nesta terça-feira (28), inicia a etapa pré-classificatória.
"A gente está começando amanhã, terça-feira, a pré-classificatória nacional. É um evento destinado a atletas do país para que eles possam garantir uma vaga na chave principal ou no qualificatório do Mundial. É o sétimo ano consecutivo que o Banana Bowl está sendo realizado aqui em Criciúma", comenta o diretor de Jogos e Raquetes do Mampituba, Erik de Brito.
Quase 300 atletas estão inscritos na competição. "O Mampituba tem orgulho de, novamente, trazer este evento para Criciúma, juntamente com a Federação Catarinense de Tênis, em nome do presidente Alexandre Farias, além da Prefeitura, através do prefeito Clésio Salvaro e da Fundação Municipal de Esportes, com o presidente Neto Uggioni", acrescenta, ainda, o diretor.
Os tenistas duelam por duas vagas: uma na chave principal e uma no qualificatório mundial. "É uma disputa bem acirrada. Vão ter bons jogos. A categoria juvenil brasileira vem se destacando bastante nestes últimos anos e revelando jovens futuro promissores, que estarão entre os principais nomes do tênis mundial", enfatiza De Brito.
O pré-classificatório, que tem início na terça-feira (28), segue até a sexta (3). Já a classificatória ocorre no próximo sábado (4). As partidas iniciam às 8h e seguem até, geralmente, às 22h. Após as etapas de classificação, na próxima segunda (6) começa o 53ª Banana Bowl.
Sobre o Banana Bowl
O Banana Bowl é o torneio de tênis mais tradicional da América Latina e é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), com apoio da Prefeitura de Criciúma. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF).