Depois de tantos anos de luta, Criciúma finalmente tem o seu Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). Inaugurado na manhã deste sábado, o hospital passou por grandes reformas nos últimos meses, com recursos municipais, estaduais e federais que viabilizaram as melhorias para que ele assume diversos serviços.
Conforme o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), não há risco de descontinuidade das operações. "Nesses dois anos não houve um dia de atraso no repasse. Tenho certeza que o Governo do Estado não vai atrasar também. Vai muito mais da instituição que vai administrar, o Instituto Ideas, que é de confiança", afirmou.
O prefeito salientou a importânciao regional e até estadual do HMISC. "As crianças aqui internadas, dos dez leitos que tem hoje, dois são ocupados por crianças daqui, os demais são de crianças que vem do norte, oeste, planalto serrano", apontou. "Era um hospital local com características estaduais" ,completou.
Salvaro lembrou que trata-se do primeiro hospital público regional na macrorregião Sul com as condições que o HMISC quem, e que era necessário esse protagonismo de Criciúma.
"A partir de agora esse hospital vai funcionar como hospital materno, pois a maternidade não funcionava aqui. Aqui tinha só ala de internação e UTI Neonatal. Agora de dez vamos passar para 27 leitos de UTI Neonatal. Aqui é o hospital da mulher e da criança", arrematou.
Foram investidos mais de R$ 5 milhões nas reformas e para equipar a nova ala, que tem mais de 4 mil m². O custeio mensal será de R$ 3,6 milhões, garantidos pelo Governo do Estado. O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) participou dos atos de inauguração na manhã deste sábado. Ouça entrevista coletiva com o prefeito Salvaro no podcast abaixo.
(por Lucas Renan Domingos / Edição: Denis Luciano)