O Paradoxo da Escolha atraiu as atenções dos participantes do Gramado Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo da Serra Gaúcha. Ministrada pelo jornalista, gerente de Conteúdo da Som Maior Comunicação e âncora do 60 Minutos, Arthur Lessa, a palestra abriu o palco Um a Menos na Poupança, do educador financeiro Leandro Benincá, nessa quinta-feira (13).
"A palestra, puxei por algo que tenho abordado ultimamente, que é comportamento e investimentos. Montei ela basicamente do zero. Estou acostumado com o rádio, mas até estava brincando aqui, porque o microfone não tem olhos. Uma coisa é só falar, entrevistar, outra são várias pessoas te olhando e reagindo", comenta Arthur Lessa.
[o texto continua após o vídeo]
O assunto base da palestra também foi tema de um vídeo no YouTube do 60 Minutos. Confira:
Para o jornalista, o contato com o público foi a parte mais legal da experiência em palestrar em um evento referência como o Gramado Summit. "Ter o termômetro na frente para saber se está interessando ou não, se tal informação pegou mais, às vezes, eu via as pessoas, em alguns momentos, levantando o celular, então, para mim, era uma pequena vitória no meio da palestra", acrescenta o jornalista.
O assunto Paradoxo da Escolha já havia sido tema de palestras em contextos diferentes do evento de empreendedorismo. "Eu peguei a base e adaptei para os cenários em que exibi antes de trazer aqui para o Gramado Summit. Então, eu apresentei na Igreja das Nações, em um foco mais de família, escolhas de vida e cotidiano. Aí, depois, para o terceirão do Marista, aí foquei no vestibular, escolher uma carreira, porque é a primeira grande decisão que a gente toma", relembra.
[o texto continua após o vídeo]
O tema Paradoxo da Escolha foi pauta no Ninguém Morre de Tédio. Assista:
Para o Gramado Summit, o foco foi investimento e comportamento. "Coloquei algumas informações a mais, o efeito de Dunning Krueger, que chamou muito atenção e é outro assunto que gosto muito. Foi muito legal. Encaixou bem. No dia, foi a primeira palestra do palco Um a Menos na Poupança", acrescenta o jornalista.
"A aposta foi certeira, a palestra foi sensacional"
O convite para palestrar no evento veio de Leandro Benincá, educador financeiro e curador do palco Um a Menos na Poupança. "Eu convidei o Arthur porque ele está sempre atrás dos microfones, absorvendo uma quantidade gigantesca de conteúdo. Ele sabe muito sobre o que a gente se propõe a passar para as pessoas, que são finanças, investimentos e a parte comportamental por trás disso", comenta o profissional.
A proposta, no entanto, era colocar o jornalista como porta-voz da informação, diferente do rádio, quando os entrevistados transmitem o conhecimento. "Nada mais justo do que ele falar disso. E deu certo. Antes mesmo do evento começar, a palestra dele foi a primeira da manhã, o palco estava lotado e, durante a sua fala, o público dobrou, tinha gente em pé para assistir o que ele tinha a falar. A aposta foi certeira, a palestra foi sensacional", finaliza.