Uma parceria público privada de 25 anos firmada entre a Prefeitura de Içara e a empresa Ilumina Içara, que tem como parceira a Lightcom, resultaria na economia de 60% na conta de energia do município. O trabalho, no entanto, acabou sendo suspenso ainda no início de janeiro deste ano, após a empresa ter ganho a licitação e passado por um longo processo de contrato.
O diretor da Ilumina Içara, Leandro Novelli, destaca que as tratativas começaram ainda em 2014, quando o então prefeito, Murialdo Gastaldon, estabeleceu uma lei de parcerias público privadas. Em um processo de chamamento para desenvolvimento de estudos em 2015, foi debatido o projeto de modernização na iluminação municipal, que passou pelo Tribunal de Contas e acabou sendo licitado no início de 2018.
“O contrato foi assinado logo no final do ano, por conta dessa pandemia, e logo em seguida foi dado início a prestação de serviços em parceria com a Cooperaliança, com quem estávamos fazendo a transição. Em janeiro, foi suspensos os serviços pela prefeita Dalvania, sob justificativa de analisar o processo”, contou Leandro.
O empresário não chegou a ter nenhuma comunicação com a prefeita, e soube da suspensão dos trabalhos via e-mail. No entanto, a suspensão está prevista para ser encerrada em 22 de fevereiro, mas ainda não se sabe se haverá ou não a renovação.
“A licitação foi feita e teve um ajuste de quase 50%, saiu de R$ 34,50 nos lances do leilão e chegou a R$ 18,60 por ponto de iluminação, algo que está abaixo do preço de mercado comum. Içara teve uma vantagem gigantesca e a gente conseguiu fechar esse contrato, que dá mais ou menos R$ 230 mil de pagamento por mês. A empresa tem a obrigação de investir R$ 18 milhões, executar toda a cidade em LED, sistema de Smart City e a prefeitura não vai investir em nada, nenhum centavo. Ela vai pagar pelo serviço, assim como paga hoje”, pontuou o empresário.
A empresa ficaria com a obrigação de executar a obra, trocar todo o sistema de iluminação da cidade por LED e, com isso, proporcionar uma redução de economia de energia de 60%. Algo que levaria 1 ano com a Lightcom, segundo estudos da equipe técnica da empresa, acabaria demorando 15 anos para ser feito através da Prefeitura.
“Uma economia absurda, imagina o tamanho da conta de energia de iluminação pública toda. Disponibilizar além, também, outros serviços que chamamos de ‘serviços acessórios’, como internet pública, sistema de monitoramento, sistema de telegestão de iluminação, o que fará com que o município não se incomode mais com lâmpada apagada na frente de casa”, disse Leandro.
A Prefeitura, então, está para apontar irregularidades no serviço prestado pela Lightcom - algo que ainda não aconteceu. A expectativa é de que na próxima segunda-feira, seja definido o futuro da parceria.