O LinkedIn é uma rede social profissional, em que você constrói um perfil, faz conexões e traz conteúdo relacionado a sua área de atuação. Apesar de sua importância, as pessoas não sabem como utilizar a rede. Por isso, o especialista no assunto, Cristiano Santos, citou estratégias avançadas de como desbloquear o potencial do LinkedIn e transformá-lo em uma máquina de oportunidades.
“Só tem que tomar um cuidado: a gente pensa que tem que falar com certa juridiquês, mas dá para trabalhar seu lado profissional de uma maneira mais humanizada, gerando conversas”, salienta o profissional. “Não robotize as pessoas dentro do LinkedIn”, completa. Confira as dicas do especialista:
Como começar a usar e criar um bom perfil no LinkedIn
- Foto e capa: crie uma boa foto de perfil, ela gera a primeira impressão. Boa iluminação, foco no rosto, sorriso. Na capa, coloque uma foto que represente sua área de atuação ou, realmente, você atuando.
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- Título do LinkedIn: na linha abaixo da foto, use palavras-chave que podem ajudar a te localizar no LinkedIn. Não escreva apenas seu cargo, utilize esse espaço para se vender. Além do cargo, especifique suas atividades. Pense nos termos que podem ser pesquisados.
Ferramenta que gera as palavras-chave mais utilizadas com relação ao seu cargo.
- Falar sobre você: nesse campo, escreva – em primeira pessoa – quem é você, onde já trabalhou, o que faz atualmente, ou seja, uma carta de apresentação. Depois, preencha a formação acadêmica, experiência, projetos, cursos realizados, idiomas. Não economize nas palavras no momento de descrever suas tarefas.
Se preferir, assista ao vídeo de Arthur Lessa, Ale Koga e Cristiano Santos sobre o LinkedIn:
[a matéria continua após o vídeo]
Como publicar no LinkedIn
- Linkar sites relacionados a sua área.
- Usar uma foto na postagem.
- Posts apenas com texto também geram engajamento.
- Enquetes relevantes são muito fortes na rede.
- Vídeos autorais (de até 10 minutos).
- Publicar conteúdos de relevância.
- Frequência: Assim como em outras redes sociais, os algoritmos do LinkedIn trabalham por relevância, que se cria com a frequência de postagens. Quanto mais frequência, maior a tendência de verem seu post e engajar.