Segue tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) que busca viabilizar pagamentos com cartões de débito e crédito nas praças de pedágio do estado. O projeto foi protocolado há mais de dois anos e deve ter um parecer final neste primeiro semestre de 2021.
“Já houve a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, dando parecer favorável para aprovação desse projeto. Agora, ele encontra-se na parte de méritos da comissão de Transporte e Serviços Urbanos”, destacou Minotto.
O documento está sendo analisado pela deputada Luciane Carminatti, que irá proferir o seu relatório. Segundo Minotto, esse modelo de pagamento com cartões em praças de pedágios já foi implementado em diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo.
Nesses estados, onde há praças de pedágio que aceitam cartões de débito e crédito, as concessionárias são outras, como Ecovias e Ecopistas. Em SC, a CCR é responsável pelas praças no estado.
“Acreditamos que esse projeto tende a ser aprovado pela necessidade. Já estávamos vendo a necessidade de termos praças de pedágios que sejam mais hábeis e rápidas. O cartão de crédito tem um chip de aproximação que vai levar menos tempo do que uma nota de R$ 5 ou R$ 10 para receber o troco”, afirmou o deputado.