Estamos vivendo uma temporada de passeios ciclísticos, um deles acontece neste fim de semana, domingo, 19, com largada no Parque das Nações, em Criciúma, seguindo até Balneário Rincão. Serão 22 quilômetros de pedaladas, para todas as idades. O percurso está marcado para começar às 7h30. O Som Maior Verão desta quinta-feira, 16, foi voltado para o assunto.
“Quando falamos de ciclistas em Criciúma, talvez seja a cidade que mais tem ciclistas em Santa Catarina, mas não tem um lugar para pedalar. Eu sou de Nova Veneza e digo que Criciúma é a nossa cidade polo. Quando tivemos a greve dos caminhoneiros, eu utilizava aquela faixa dos amarelinhos tranquilo e encontrei muita gente pedalando ali”, comentou Alberto Ranacoski.
O objetivo deles é mostrar a importância do ciclismo, para a conquista de uma ciclovia na cidade. “Em Criciúma faltou um plano diretor, talvez agora com esse movimento as coisas mudem. Criciúma tem prédios e casas, mas a mobilidade urbana está dificultaria”, disse um dos organizadores, João Galinha.
Muitas pessoas deixam de andar de bicicleta com medo de serem atropelados. Para eles, um exemplo é a Avenida Centenário poderia contar com uma ciclovia, unindo com o transporte urbano que já é feito pelos ônibus e também a passagem de veículos. “A gente percebe que o esforço que está sendo feito vai gerar um resultado. Já tivemos movimentos anteriores, mas agora a coisa vai”, citou Maurício Leopoldino.
Para Gustavo Freitas, deveriam se preocupar com a mobilidade nas cidades. “Todos os anos são feitos milhões de novos automóveis e as ruas continuam as mesmas. A bicicleta ajuda a tirar os veículos que poluem e dá uma saúde física e mental. Quanto mais gente andando de bicicleta, menos o governo vai gastar com saúde”, afirmou.
Além deste passeio ciclístico, no dia 25, haverá outro, desta vez apenas no Balneário Rincão.