Uma ausência de última hora na modalidade Park da etapa de Criciúma (SC) do STU National. Pedro Barros, justamente um dos principais nomes do skate nacional e mundial, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está fora do primeiro torneio da temporada. Ele alegou que, devido a um exaustivo ano de 2021, não está com 100% da sua capacidade física e mental e precisa respeitar o corpo. Luiz Francisco entra automaticamente em seu lugar nas semifinais, que serão disputadas neste sábado (22/01), no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.
“Resolvi ouvir minha intuição e achei por bem não disputar essa etapa. Não somos uma máquina, todos nós temos o nosso limite. Tive um ano de 2021 muito pesado, com Olimpíada, disputa de outros campeonatos, tive influenza, bati com a cabeça no Oi STU Open Rio, fui parar no hospital... Foi tudo muito corrido, muito intenso. Já tenho 26 anos, desde os 4 ando de skate, como profissional já são mais de 10 anos, e é uma longevidade muito grande. Essa é a mensagem que fica, de respeitarmos o nosso corpo”, explicou Pedro Barros.
Apesar dessa notícia, as eliminatórias masculinas pegaram fogo nesta sexta-feira (21/01). Um total de 35 skatistas, divididos em cinco baterias, lutaram pelas oito vagas restantes nas semifinais, para se juntarem aos oito pré-classificados (os quatro primeiros colocados no STU National de Criciúma, em 2021, e os quatro primeiros do Oi STU Open Rio), que são André Mariano, Augusto Akio, Pedro Quintas, Gui Khury, Matheus Hiroshi, João Victor Silva, Kalani Konig e Luizinho, que herdou a vaga de Pedro Barros.
Murilo Peres avança em primeiro nas eliminatórias
E quem liderou essa turma que se garantiu nas semifinais foi o paulistano Murilo Peres, de 25 anos, que fez logo na primeira de suas três voltas a melhor performance do dia, com a nota 70,67, único a passar da casa dos 70 pontos.
“Fiquei muito feliz com minha performance e com a volta que consegui encaixar. Particularmente, ao longo da semana, tive dificuldades de montar uma volta que me deixasse confiante e satisfeito. Mas ontem mesmo decidi que essa seria a minha volta, acreditei nela, investi nela, porque sei que ela tinha potencial. Mas não sabia que passaria em primeiro, o que me deixou muito contente. Estou sempre olhando para o meu skate e para a pista, diferente de quando você está vendo alguém andar. Ela pôde passar uma boa impressão e, na semifinal, tem muito mais coisa que quero encaixar nessa volta”, desabafou Murilo.
E quem seguiu junto com ele para as semifinais foram Gustavo Picaski, Mateus Guerreiro, Hugo Montezuma, João Pedro Teixeira, Pedro Carvalho, Cahique Gregório e Matheus Mello.
A competição terá transmissão ao vivo no Tik Tok (neste sábado e só a final feminina no domingo) e no SporTV 2 (no sábado a partir das 13h e a final feminina no domingo), com a final masculina exclusiva na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, domingo, das 10h às 11h, com patrocínio do Dorflex. O público que quiser acompanhar de perto poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla.
A etapa é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, além de parceria da New Era. A idealização e realização são da Rio de Negócios. Criciúma entrou de vez no cenário nacional do skate ao investir intensamente e atrair os visitantes, com uma variedade de parques e espaços culturais, fomentando o turismo esportivo.
RESULTADO PARK MASCULINO
(os 8 classificados para as semifinais)
1 – Murilo Peres – 70,67
2 – Gustavo Picaski – 69,33
3 – Mateus Guerreiro – 68,00
4 – Hugo Montezuma – 67,43
5 – João Pedro Teixeira – 66,22
6 – Pedro Carvalho – 64,83
7 – Cahique Gregório – 63,10
8 – Matheus Mello – 62,67