Mesmo com redução no quadro de funcionários por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a coleta de lixo continua funcionando normalmente em Criciúma. "Tem bastante funcionário afastado, principalmente motoristas", alertou o diretor do Fundo de Saneamento Básico de Criciúma (Funsab), Luiz Juventino Selva.
Os colaboradores que estão sem trabalhar fazem parte do grupo de risco, por terem mais de 60 anos ou portarem alguma doença. Durante período de chuva, como na madrugada e início da manhã desta quarta-feira, 6, a empresa Racli, que terceriza o trabalho nas ruas, suspende os serviços. A medida faz parte do protocolo da Organização Mundial da Saúde, para previnir a saúde dos trabalhadores.
As equipes que atuam nas ruas estão sendo repostas com os funcionários qua atuam na parte de coleta seletiva, que está atuando com 70% da capacidade. Segundo Selva, a coleta está ocorrendo, mas em um ritmo um pouco mais lento. "Estamos vendo com a empresa para realizar a contratação emergencial para repor essas pessoas", garantiu o diretor.