O forte compromisso social e ambiental da Unesc foi mais uma vez reconhecido em nível estadual. Na noite desta segunda-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Universidade recebeu, pelo sexto ano consecutivo, o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia e, pela terceira vez, o destaque principal ao trazer para casa o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, na categoria Instituições Sem Fins Lucrativos. O reconhecimento coroa o empenho incessante da instituição em projetos de pesquisa e extensão nas mais diferentes áreas do conhecimento, sempre focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A certificação e o troféu de Responsabilidade Social são concedidos a instituições que se destacam na promoção de práticas socioambientais a partir de uma criteriosa avaliação feita pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense.
O desempenho de destaque foi recebido pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, com emoção. Para ela, figurar como vencedora entre todas as instituições do Terceiro Setor em uma premiação como a da Alesc, é motivo de muito orgulho e a certeza de estar contribuindo sobremaneira com o presente e o futuro. "Temos uma história de intrínseca participação no desenvolvimento de nossa região e, com reconhecimentos como estes, mostramos que nossa história se entrelaça ainda mais com o futuro. Estamos não só formando os profissionais prontos a fazer a diferença nos tempos vindouros, mas preparando e colaborando com todo o cenário, do ponto de vista econômico, social e ambiental, e fazendo a diferença na ponta, na vida das pessoas. É uma felicidade encerrar o ano celebrando essa conquista com nossa equipe", enfatiza.
A pró-reitora de Pós, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, foi quem recebeu, em nome da Unesc, o troféu no plenário da Alesc. Ela foi também a responsável por falar em nome de todas as instituições certificadas da noite, destacando que cada uma, ao receber o reconhecimento, mostram estar no caminho certo, comprometidas com o bem comum.
Nas palavras da presidente da Comissão Daiana Mareza Soares Pacheco Panato, a noite de reconhecimento se faz merecida por tantos cases encontrados entre os vencedores. "Uma sociedade se faz com gestos e ações de pessoas e entidades que sabem que o comprometimento com o socioambiental é o caminho definitivo para um mundo mais justo, conciso e humano. Tais ações servem de referência e exemplo para quem busca soluções que priorizam a harmonia homem-natureza e a partir disso busca construir um futuro melhor para todos. Hoje celebramos a confiança e a esperança de um futuro digno e responsável fruto de encaminhamentos de cada uma dessas instituições que pensam no bem comum, que pensam no pulsar de cada coração. Somente empresas éticas no modo de agir e pensar suas ações poderiam construir esse momento único e inesquecível", destaca.
Conheça
Neste ano a Certificação Responsabilidade Social reconheceu, no total, 61 empresas e entidades com fins não econômicos, escolhidas por se destacarem na promoção de práticas socioambientais. A transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina também são requisitos importantes para que a empresa possa conquistar a certificação. Entre as instituições certificadas, apenas cinco, divididas entre categorias, levaram o troféu pelos melhores projetos.
O Prêmio de Responsabilidade Social foi criado em 2004 e, nesse período, já entregou mais de mil certificações. A iniciativa é da Assembleia Legislativa, que organiza o prêmio junto com outras 10 instituições.