Tão logo a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi confirmada nesta quinta-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou pesar pela perda do ídolo. O craque teve falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer no cólon e estava internado desde novembro. Leia o texto, abaixo, na íntegra:
A CBF lamenta o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nesta quinta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pelé foi muito mais que o maior esportista de todos os tempos. O nosso Rei do Futebol foi o expoente máximo de um Brasil vitorioso, vencedor e que nunca se amedrontou diante das dificuldades.
Menino negro, pobre e nascido em Três Corações (MG), Pelé nos mostrou que há sempre um novo caminho. Prometeu ao seu pai uma Copa do Mundo e nos presenteou com três, além de marcar 95 gols em 113 partidas com a amarelinha.
O Rei nos deu um novo Brasil e nós só temos a agradecer o seu legado. Obrigado, Pelé.
De 1940, em Três Corações (MG), para a eternidade".
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também homenageou e destacou o papel do ídolo no futebol. “Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado", disse.