Em 2021, Criciúma (SC) entrou no calendário do skate para nunca mais sair. É a única cidade que, pelo quinto ano consecutivo, receberá uma etapa do STU National, o circuito brasileiro. As modernas pistas de Street e Park do Parque da Prefeitura já estão à espera dos principais skatistas e paraskatistas do país, que desfilarão talento dos dias 18 a 20 de abril, em plena Semana Santa.
O evento, inclusive, fará parte dos festejos de 100 anos de emancipação política administrativa de Criciúma, centenário comemorado em 2025. Cidade que sempre se preocupou em investir na questão da sustentabilidade, os projetos sociais ganharão ainda mais força no STU, com mais escolas públicas e crianças podendo vivenciar esse grande momento ao lado de ídolos do esporte.
“O município de Criciúma esse ano comemora o seu centenário de emancipação política, e as comemorações vêm com um brinde extra, com a quinta edição do STU, o que sempre nos deixa muito orgulhosos. Trata-se de um dos maiores campeonatos de skate do mundo e que impulsiona cada vez mais os nossos jovens a terem interesse pelo esporte. Faremos uma grande festa para receber todas essas feras” disse o prefeito Vagner Espíndola.
Entre as feras, dois dos atuais campeões brasileiros, e que venceram a etapa de Criciúma: Isabelly Ávila, no Street, e Kalani Konig, no Park. Aliás, Kalani ganhou quatro das cinco etapas do STU National em 2024. Outra campeã na cidade catarinense no ano passado foi Sofia Godoy, também no Park. No Street masculino, título para Lucas Rabelo, que, lesionado, não estará presente neste ano.
CAMPEÕES DO STU NATIONAL CRICIÚMA
Ano | Street fem | Street Masc | Park fem | Park masc |
---|---|---|---|---|
2021 | Rayssa Leal | João Lucas Alves | Dora Varella | Pedro Barros |
2022 | Rayssa Leal | Lucas Rabello | Raicca Ventura | Luiz Francisco |
2023 | Rayssa Leal | Ismael Henrique | Dora Varella | Augusto Akio |
2024 | Ysabelly Ávila | Lucas Rabello | Sofia Godoy | Kalani Konig |
“Sempre me senti bem na pista de Criciúma. E é um outro local em que o público sempre comparece em peso e incentiva bastante. Começamos o ano em Porto Alegre, mas pelo STU Pro Tour, e agora vamos abrir o circuito brasileiro. É um ano importante pra mim, início de um novo ciclo, desta vez rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, meu grande objetivo”, comentou Kalani.
A etapa de Criciúma do STU National 2025 tem patrocínio master do Banco BV e como patrocinadores a Prefeitura de Criciúma, o Centenário, a Fundação Municipal de Esportes, a Red Bull e a Heineken 0.0. É homologada pela CBSk e tem apoio da ABPSK, da FGSKT e da Drop Dead.