Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pessoas se aglomeram na orla do Rincão e PM reforça educação

Polícia destaca presença de carros inapropriados na praia, além de pessoas sem máscaras e aglomeradas

Por Paulo Monteiro Balneário Rincão - SC, 22/06/2020 - 12:38 Atualizado em 22/06/2020 - 12:40
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem passasse pela orla do Balneário Rincão neste final de semana não dificilmente veria muitas pessoas descumprindo as medidas de segurança contra o novo coronavírus. O distanciamento mínimo de 1,5 metros não foi muito respeitado, e era possível ver até mesmo pessoas tomando banho no local - mesmo que seja proíbido. O sargento da Polícia Militar, Reginal Rzatki, ressalta a dificuldade das guranições de fazer todo o controle, e pede mais educação por parte da população.

"Tem bastante gente que não respetia o afastamento, o uso de máscaras e continuam se aglomerando. Não está proibido o uso da orla, mas sim a aglomeração e as pessoas não tem essa conciência, e isso não é exclusividade do Rincão. Nós fazemos a nossa parte, mas precisamos de uma maior conscientização e educação do povo. As pessoas não estão tendo educação", destacou o sargento.

Rzatki ainda ressalta que os primeiros dias após a liberação de acesso à orla foram mais tranquilos. "Pessoal segurou um pouco no início, estavam com medo". Apesar disso, com o passar do tempo, as pessoas foram relaxando e cada vez mais se dirigem à orla. "Se não houver nenhum caso ao redor dessas pessoas eles relaxam, e é difícil conter porque não temos um efetivo policial para cada pessoa", disse.

Com cerca de um policial para cada cinco mil pessoas do Rincão, a Polícia Militar tem dificuldades em realizar todas as contenções de pessoas que infrigem as ordens de segurança. Para Rzatki, as pessoas precisam ser mais educadas e estarem mais conscientes de que estamos em um período atípico, e que o descumprimento das medidas preventivas só leva prejuízo a todos. 

"Estamos realizando autações quando há desrespeito a ordem emanada da autoridade, pedimos para se afastar, não se aglomerar. Num primeiro momento eles respeitam e quando a guarnição vira as costas voltam a fazer de novo, aí sim é lavrado o termo e responsabilizado a pessoa. É complicado, as crianças costumam ter pais e mães como exemplo, mas o que fazer quando os próprios pais levam os filhos aos parques e praias em aglomerações?", disse.

Carros na orla 

A condução de carros na orla do Balneário Rincão é proibida, com exceção para o uso de pescadores durante o período de pesca da tainha. Mesmo assim são vistos carros indo e vindo pela praia do município volta e meia, colocando em risco a vida de quem caminha por ali. "As pessoas veem os carros dos pescadores entrando, sabem que não se pode entrar ali normalmente mas dizem que não viram as placas e insistem no erro, até serem multados. Tem muitos que desrespeitam essa legislação, esses que fazem parte dos sem educação, mas não adianta impor uma regra, eles não respeitam e são punidos", disse.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito