Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Piloto de Siderópolis participa de Rally mais longo do mundo  

A 30ª edição do Rally dos Sertões terá 7.216 quilômetros de percurso e 15 dias de duração

Por Giovana Bordignon Siderópolis, SC, 23/08/2022 - 18:33
Foto: Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O piloto Fellipe Scaini, natural de Siderópolis, vai participar da maior competição off-road do Brasil a partir desse sábado (27). Será dada a largada para a 30ª edição do Rally dos Sertões, em Foz do Iguaçu, no Paraná, que este ano terá o percurso mais longo do mundo. A chegada é em Salinópolis, no Pará, no dia 10 de setembro.  

“Estamos esperando desde 2019 essa nova edição de 30 anos, que se torna, esse ano, o maior rally do mundo”, disse o motociclista. “Estamos ansiosos, o trabalho foi duro, treinamento de dois anos todos os dias, agora na expectativa para a gente dar essa largada histórica!”, completou.  

O Sertões vai percorrer 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 serão cobertos em provas especiais. Segundo o piloto, eles percorrem cerca de 600 a mil quilômetros por dia durante 15 dias consecutivos. Por se tornar o maior do mundo, a distância foi, praticamente, dobrada em relação a 2017, que foi a última participação de Fellipe, de quase 7 mil quilômetros. 

“Não basta só a gente pilotar, a gente tem que ter a preparação psicológica e física muito boa, porque são dias muito difíceis”, revelou. “A gente está há dois anos nesse treinamento todos os dias para tentar cruzar a linha de chagada”, acrescentou.  

Estrutura da competição imobiliza cidades 

Pessoas de todas as partes do mundo vêm para o país para participar do rally. A estrutura do evento reúne cerca de 7 mil pessoas no total, representando um número que pode ser maior até que a quantidade de habitantes de algumas cidades que participam do percursso.  

“As cidades que o Rally dos Sertões chega, praticamente, param, elas fecham naquele dia, porque o evento é muito grande mesmo”, ressaltou o piloto. Durante muitos anos, o Sertões foi etapa do Campeonato Mundial de Rally. Na edição de 30 anos, ele se tornou o maior rally do mundo, em quesito distância. 

Para ajudar no suporte dos atletas, existe uma equipe, que conta com médico, fisioterapeuta, cozinheiro, nutricionista, parte de estrutura para casos de um eventual acidente, carros de apoio, caminhão baú com equipamentos, motor home, entre outros. Para dar suporte a todo esse pessoal, é preciso que os municípios anfitriões possuam um grande preparo antecipado.  

Pilotos dirigem por dez horas seguidas  

Além da modalidade dos motociclistas, outras categorias também competem no mesmo percurso. Quadriciclos, carros e caminhonetes precisam largar durante o dia na etapa inteira. Segundo Scaini, nos dias mais longos, é dada a largada às 4h30 para parar apenas às 17h.  

“Temos a parada a noite, momento de descanso onde a gente recebe as informações da estrutura da equipe de organização de como vai ser o dia seguinte, onde vamos passar, como vai ser o terreno...”, explicou Fellipe.  

Durante o trajeto, os competidores param algumas vezes para se alimentar, abastecer o tanque e logo já seguem pilotando. As motocicletas percorrem cerca de 250 a 300 quilômetros com um tanque. De acordo com Scaisi, seu veículo chega cerca de 180 quilômetros por hora, mesmo em trechos que o trajeto é desconhecido. 

“São interiores que a gente não sabe onde vai passar”, confessou. “Realmente são dias bem desgastantes, porque fica em cima da moto por, praticamente, dez horas pilotando”, concluiu Scaisi.  

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito