As categorias patronal e laboral das indústrias do setor plástico da região Sul devem se reunir para mais uma rodada de negociações no dia 3 de setembro, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Esse será o quinto encontro que tem como objetivo definir a convenção coletiva da classe referente a 2018. A reunião será a primeira após os trabalhadores decidirem em assembleias, na semana passada, pelo estado de greve.
O sindicato laboral reivindica ganho real de 3% nos salários, aumento no valor do abono de R$ 850 para R$ 1,2 mil e manutenção de direitos não mais previstos em lei após a Reforma Trabalhista, como a homologação de rescisões feita na sede do sindicato.
Já os empresários afirmam que as conversações com os trabalhadores não avançaram justamente porque eles, os funcionários, não aceitam as mudanças aplicadas à legislação. A classe patronal ressalta, ainda, que já está repassando a inflação na folha de pagamento.
A categoria dos plásticos conta com aproximadamente 200 indústrias distribuídas de Passo de Torres a São Ludgero. Juntas, elas somam cerca de oito mil empregados.