A Polícia Militar de Cocal do Sul recebeu nesta semana 15 espargidores de espuma de uso individual e dois sprays de uso coletivo. A nova aquisição é o resultado da parceria entre o Governo Municipal e a PM, no valor de R$ 4,5 mil. O equipamento de trabalho foi apresentado ao prefeito Ademir Magagnin pelo sargento Alexandre Pirotti da Fontoura, responsável pelo comando da PM do município. A ação do gás de pimenta, como é conhecido, é instantânea e provoca o fechamento involuntário dos olhos e intensa sensação de queimadura nas mucosas.
Conforme Fontoura, a espuma atinge a pessoa em um ponto localizado, a uma distância de aproximadamente 1,5 metro. Já o spray tem a capacidade de 5 metros e satura todo o ambiente onde for aplicado.
“Aos mesmos moldes do dispositivo elétrico incapacitante (Spark), adquirido no ano passado, esses sprays vem para somar aos equipamentos não letais usados pelos policiais militares de Cocal do Sul. Isso evita o contato físico e a lesão nas pessoas e nos policiais envolvidos no momento das prisões ou abordagens com resistência. Também são equipamentos importantes para o controle de distúrbio civil, como em tumultos em que os manifestantes estejam em conflito com a lei”, explica.