Um homem de 25 anos foi preso na noite desta segunda-feira (6) no Rio Maina, em Criciúma, ao ser flagrado enquanto desmanchava um Jeep Compass furtado no Rio Grande do Sul.
A Polícia Militar encontrou um galpão onde suspeito fazia o "trabalho". O criminoso já tinha histórico de envolvimento em crimes como tráfico de drogas e roubo.
O carro que estava sendo desmontado tinha registro de furto no município gaúcho de Rolante e estava clonado, isto é, usando placas de outro automóvel igual, mas em situação regular.
No galpão havia partes de outros veículos, como motores e chassis.
A Polícia Civil e a Polícia Científica também estiveram no local. Uma perícia deve ajudar a identificar a origem das outras peças encontradas no galpão.
Ações contra o desmanche de veículos
Esta não é a primeira oficina de desmanche que é alvo da Polícia Militar neste ano em Criciúma. Em janeiro, a PM desmantelou uma grande operação criminosa desse gênero no bairro Demboski. Na ocasião, seis pessoas foram detidas, todas já com histórico de crimes.
As oficinas de desmanche desempenham um papel crucial no problema dos furtos e roubos de carros. O propósito principal dos esquemas é vender as peças separadamente. Isso contribui para a perpetuação dos crimes de furtos e roubos de automóveis, uma vez que cria um mercado lucrativo para os criminosos.
Ao desmantelar oficinas de desmanche, as forças de segurança pública atacam um ponto central desses crimes.