Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da 2ª DECOR/DEIC, cumpre 23 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares, em uma operação que investiga crimes contra a administração pública. A ação tem como foco irregularidades em procedimentos licitatórios de prefeituras na região, sendo conduzida com o apoio do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de SC.
As investigações, iniciadas em outubro de 2023, apuram possíveis fraudes em três licitações. Em um dos casos, verificou-se que a municipalidade pagou duas vezes pelo mesmo produto, utilizando contratos distintos. Segundo a Polícia Civil, apenas um dos recebedores forneceu o objeto, enquanto o outro recebeu sem entregar nada.
Outro ponto investigado é a modificação em contratos administrativos sem autorização, além de obras realizadas por empresas inabilitadas nos processos licitatórios. Em um dos casos, a empresa vencedora do certame foi utilizada apenas como intermediária, repassando os recursos a terceiros que executaram as obras.
A operação envolveu cerca de 100 policiais civis e contou com o apoio de diversas unidades especializadas, além da Polícia Científica. Os mandados foram cumpridos em Garopaba, Imbituba, Laguna, Palhoça, Forquilhinha e até em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
--
Colaboração: PCSC