A Polícia Militar da região recebeu, nessa sexta-feira, um importante reforço no quesito armamento. Enquanto a Guarnição Especial de Içara conquistou quatro carabinas CTT .40 C Taurus e cinco armas de energia conduzida, para serem utilizadas em Içara e Balneário Rincão; a corporação de Treviso começa a atuar com uma nova CTT .40 Taurus.
Em Içara, o armamento foi adquirido com recursos de transações penais, por meio do Ministério Público e Poder Judiciário. Conforme o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Içara, major Alberto Cardoso Cichella, tais dispositivos auxiliarão no combate à criminalidade dos dois municípios e já começarão a ser utilizados. “Além das carabinas, a novidade são essas armas de energia conduzida, não letais, que emitem pulsos elétricos à distância. São dois dardos disparados, que se conectam ao cidadão que está sendo procurado e atuam sobre o sistema neuromuscular, causando fortes contrações e permitindo a incapacitação temporária do indivíduo, para que os policiais consigam contê-lo”, explica.
Parceria com o município
Já em Treviso, a aquisição da CTT .40 Taurus se tornou realidade por conta de um convênio de cooperação financeira firmado entre a Polícia Militar e a Administração Municipal. “É a primeira vez que acontece esse tipo de cooperação. A realidade atual exige que a polícia esteja bem equipada e armada. Diante deste cenário, a prefeitura repassou os recursos necessários e a PM fez a compra do armamento. O bem estar do cidadão depende também da segurança de todos os indivíduos, quer seja do munícipe, quer seja do policial, e essa nova arma vem ao encontro dessa realidade”, ressalta o comandante da PM de Treviso, sargento Murilo Gonçalves.