Aproximadamente oito toneladas e 310 quilos de maconha. Esta foi a quantidade da droga apreendida em uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de SC e Polícia Civil de Maravilha/SC, no início da madrugada de domingo (7), em Itajaí. Três homens que faziam parte da quadrilha foram presos e dois foram mortos em confronto com policiais militares.
Através de troca de informações entre agentes das três instituições, o veículo suspeito de estar com a droga foi localizado na BR 101 em Itajaí e em seguida abordado assim que chegou a uma fazenda, no bairro Espinheiros. O local servia como depósito, de onde a maconha seria distribuída para outros locais do estado.
Os tabletes da droga estava em uma carreta Mercedes-Benz placas de São Francisco do Sul/SC, escondidos sob uma carga de milho a granel. Segundo o motorista, de 54 anos, a maconha tinha origem no Paraguai.
Ao perceberem a chegada da polícia, alguns homens que faziam parte da quadrilha correram em direção ao mato nos fundos da fazenda e trocaram tiros com policiais militares. Dois deles foram presos e outros dois morreram durante o confronto.
Com 8.310 quilos, esta foi a maior apreensão de maconha da história de Santa Catarina, superando a anterior, em julho deste ano em Rio do Sul, com 5.210 quilos. No total, a ação prendeu três pessoas, apreendeu três armas, um bitrem e três automóveis.
Mais detalhes sobre a ação serão repassados em uma entrevista coletiva a ser realizada ainda na manhã de hoje, no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar, no centro de Itajaí.