A reconstrução da Ponte Pênsil, entre Passo de Torres (SC) e Torres (RS), está prestes a ser concluída. A empresa trabalha na etapa final da obra, deixando a passagem cerca de 2 metros mais alta do que a estrutura anterior. O novo projeto tem a altura equiparada à da ponte de concreto, Anita Garibaldi, facilitando a passagem dos barcos. O objetivo é dar mais segurança para pedestres e pescadores que trafegam com embarcações pelo Rio Mampituba.
Atualmente as equipes estão com os trabalhos concentrados na passarela de madeira, fazendo os últimos ajustes e instalando os guarda-corpos. Para a liberação da passagem do público, ainda resta a instalação dos guarda-corpos nas rampas de acesso - que estão em fase final de produção -, acabamento e pintura da estrutura e ferragens. Na sequência, haverá um rigoroso processo de inspeção por parte da fiscalização e, tão logo, a liberação da estrutura.
De acordo com a Montadora e Construtora Moreira LTDA, o progresso da obra foi prejudicado por obstáculos burocráticos relacionados à Marinha do Brasil e Ministério Público, que posteriormente foram esclarecidos e ratificaram a conformidade da obra com as normas técnicas de segurança.
A empresa reforça para que pedestres tenham prudência e observem a sinalização, visto que a ponte ainda está interditada. A passagem será liberada apenas após as últimas vistorias.