"Por enquanto, tudo mantido aqui". Assim o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, manifestou-se a pouco ao portal 4oito sobre a decisão de outras federações de realizar jogos sem torcida a partir deste fim de semana, seguindo uma orientação do Ministério da Saúde, por conta da pandemia de coronavírus. Até o momento, a rodada do Campeonato Catarinense está garantida com torcedores nos estádios.
"Santa Catarina tem dois casos em Florianópolis, amanhã de manhã o governador vai se pronunciar, provavelmente o secretário de Saúde também. Temos que ter alguma determinação de algum órgão competente", afirmou Angelotti, na expectativa do pronunciamento que o governador Carlos Moisés fará na manhã deste sábado, 14. "Nós simplesmente tirar o público por tirar, temos que ter base em algo", apontou.
Confira também - Ministério orienta e federações anunciam futebol sem torcida
Joinville x Criciúma se enfrentarão no domingo, às 16h, na Arena Joinville. A rodada, última da primeira fase, marca ainda os jogos Figueirense x Brusque, Tubarão x Chapecoense, Juventus x Marcílio Dias e Concórdia x Avaí. "Lógico que está havendo esse movimento todo, mas vai no campo quem quer, não é obrigado", observou.
Em Floripa, prefeito orienta
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira, 13, citando que "eventos de grande público estão proibidos" na Capital, onde estão os dois casos de coronavírus confirmados em Santa Catarina. A medida, porém, não terá efeito para o jogo do Figueirense contra o Brusque, pois o prefeito refere as medidas a partir de segunda-feira, 16. Confira a nota:
Informo a todos que está proibida, a partir de segunda-feira, 16 de março, a realização de eventos na cidade de Florianópolis com mais de 250 pessoas, ao ar livre, e 100 pessoas, em ambientes fechados. Durante este final de semana, estamos recomendando que os eventos que tenham tempo hábil de cancelar, possam fazer. A medida, decidida junto a nossa área técnica da saúde, e baseada em resultados internacionais e recomendações nacionais, visa diminuir o risco exponencial de contágio. Já foi provado no mundo que o distanciamento social, nesse momento em que temos apenas 2 casos confirmados, pode trazer muito mais benefício no combate a proliferação do vírus. Não vamos esperar o pior acontecer para tomar ações com responsabilidade, sem pânico. Ainda estamos em uma situação confortável e, por isso, precisamos tomar as medidas certas com paciência e no tempo certo.
Também já determinei que o Procon Municipal LACRE os estabelecimentos que forem flagrados praticando abuso na venda de materiais que auxiliam o combate ao vírus, como álcool e máscaras.
Mais informações, vou atualizando por aqui.
Os demais estados
Sobre as decisões das demais federações, o presidente da FCF crê que tem havido algumas precipitações. "Acho que está tendo um pouco de precipitação, tanto que a CBF encaminhou a determinação, e a Paulista se pronunciou que só em São Paulo, no interior paulista está mantido com público", observou Angelotti. Em São Paulo, apenas os jogos da Capital (São Paulo x Santos no sábado e Corinthians x Ituano, domingo) não terão torcida. Estarão sem torcida partidas de estaduais mais importantes como o Gaúcho, Paranaense, Carioca e Mineiro.
Confira também - FCF confirma jogos com público. Ao menos por enquanto