A Câmara de Vereadores de Criciúma retoma as sessões ordinárias na primeira segunda-feira de fevereiro e uma novidade trará mais facilidade às informações. Lançado no fim do ano passado, o Portal da Transparência do Legislativo apresenta os resultados das votações, números de projetos apresentados, moções de aplauso, requerimentos, frequência dos vereadores e toda a rotina da Casa criciumense.
“Minha gestão foi marcada pela transparência e já tínhamos as informações financeiras de fácil acesso e, agora, somos a primeira Câmara de Vereadores de Santa Catarina a ter todas as informações através do Portal da Transparência do Legislativo. Ali vai estar tudo o que acontece no Legislativo, os projetos de lei, indicações, requerimentos, como votou cada vereador tanto no plenário como nas comissões”, relata o vereador Julio Colombo (PSB), que presidiu a Casa em 2017 e 2018.
O vereador ainda cita outras mudanças que vieram para facilitar o acompanhamento do cidadão como a liberação das pautas de votações com antecedência. “Na sexta-feira, já está disponível a pauta de segunda e na segunda a que vai à votação na terça. Isso é para que todos possam acompanhar e saber o que está sendo decidido na Câmara”, salienta Colombo.
Para o atual presidente do Legislativo, Miri Dagostim (PP), a Câmara de Criciúma já se antecipou ao desejo manifestado nas urnas em outubro. “A Câmara de Criciúma já tem o menor gasto per capita por habitante. Também já realiza as licitações online, permitindo que todos possam acompanhar. Essa é uma tendência, o cidadão está cada vez mais atento aos trabalhos”, complementa.