O Porto de Imbituba manteve a curva de crescimento dos últimos meses e fechou setembro com mais um recorde operacional: 602.737 toneladas movimentadas, que agora se consolida como o melhor resultado mensal de sua história. A marca representa um crescimento de 42,7% em relação a setembro de 2019. O recorde anterior é de junho deste ano, quando foram registradas 602.370 toneladas.
No último mês, houve 26 atracações em Imbituba. Destaque para a soja, o coque não calcinado, o sal, os contêineres e o milho, que obtiveram o maior volume transportado, representando 78% do total. Também foram atendidas operações de celulose, ureia, hulha betuminosa, malte, barrilha, fertilizante e comidas em big bags, além do lançamento ao mar de um catamarã. De janeiro a setembro, o Porto de Imbituba já movimentou mais de 4,3 milhões de toneladas.
Para Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, administradora do porto público, “a política de trabalho pautada na cooperação mútua com a comunidade portuária faz com que o porto possa crescer e contribuir no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, em benefício da sociedade”. Até o fim do ano, a expectativa é atingir a marca de 6 milhões de toneladas.
Entre os fatores que contribuem para o desempenho positivo está a capacidade de atender diferentes tipos de carga simultaneamente. “Mesmo em meio à pandemia, o porto conseguiu continuar suas atividades com responsabilidade e mantendo a sinergia com todos os agentes envolvidos na operação, abrindo caminho, inclusive, para a atração de novos negócios”, avalia Fábio Riera, diretor de Infraestrutura e Logística da Autoridade Portuária.