Com movimentação de 7,1 milhões de toneladas, o Porto de Imbituba alcançou um novo patamar operacional em 2022, consagrando o melhor resultado anual de sua história. Em relação ao recorde anterior, celebrado em 2021, houve crescimento de 3,6% no volume movimentado. Ao todo, foram atendidos 280 navios.
As principais cargas movimentadas no último ano são do tipo granéis sólidos, especialmente o coque de petróleo, com 28,6% da movimentação total. Também apresentaram expressiva participação no grupo graneleiro, os fertilizantes, o sal, o farelo de soja, o minério de ferro e a hulha betuminosa. Além dos granéis, destaque para a operação de contêineres, cujo volume operado garantiu o segundo lugar no ranking de produtos transportados. Nas cargas gerais, grupo com maior crescimento dentre os segmentos operados em relação ao ano anterior (+34,6%), sobressaiu a movimentação de toras de madeira.
A maioria das operações foram de importação, fluxo que apresentou queda de 7,3% na quantidade transportada. Comparado a 2021, as exportações aumentaram significativamente sua participação nas operações, com alta de 21,3% na tonelagem destinada ao exterior.
Excelente desempenho, também, nos resultados financeiros da SCPAR Porto de Imbituba, que estão em fase de fechamento e auditoria, podendo sofrer alterações. Os números preliminares apontam faturamento de R$ 78,1 milhões em 2022, representando um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior. A projeção de R$ 19,2 milhões no EBITDA e saldo em caixa de aproximadamente R$ 116 milhões disponíveis para investimentos.
Dentre os destaques de gestão, 2022 ficou marcado pela assinatura do contrato de arrendamento do Terminal de Granel Líquido, para um período de 10 anos, com a aplicação prevista de cerca de R$ 25 milhões da iniciativa privada na modernização do terminal, e pela assinatura do arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais, com expectativa de leilão para um contrato de maior prazo em 2023. Ao longo do ano, também foi realizado chamamento para doação de Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos de oito áreas públicas operacionais disponíveis no Porto Imbituba.
"Estamos muito gratos por poder concluir mais um ciclo de crescimento e desenvolvimento, que foi projetado não apenas no resultado operacional da comunidade portuária, mas também nos significativos avanços na infraestrutura e ampliação dos arrendamentos", destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.
10 anos de SCPAR Porto de Imbituba
Em 2022, o Estado de Santa Catarina completou 10 anos com a delegação do porto organizado, período em que o Porto de Imbituba vivenciou um desabrochar operacional: crescimento de cerca de 250% se comparado ao resultado de 2012, a soma de mais de 49 milhões de toneladas movimentadas e 2.500 navios atendidos, em operações que superam os US$ 11,6 bilhões em mercadorias.
A Autoridade Portuária investiu em torno de R$ 40 milhões nesses 10 anos que, agora, serão incrementados com a maior e mais importante obra a ser realizada pela SCPAR Porto de Imbituba: a recuperação, reforço e ampliação do Cais 3. A obra deve iniciar em breve e será custeada totalmente com recursos da Autoridade Portuária, um aporte de cerca de R$ 100 milhões na infraestrutura do Porto.
Para os próximos anos, a Autoridade Portuária planeja investir R$ 244 milhões em obras como a ampliação da área de acostagem, o reforço do molhe de abrigo, ampliações e reformas no sistema viário, para citar alguns investimentos que, certamente, irão impactar na ampliação da capacidade operacional do Porto de Imbituba.