No quesito operação de contêineres, o Porto de Imbituba ficou em primeiro lugar como o mais eficiente entre os portos do Brasil, na categoria abordagem administrativa, de acordo com o Container Port Performance Index (CPPI - Índice de Performance de Portos de Contêineres). O CPPI é elaborado pelo Global Transport Practice, do World Bank Group, em colaboração com a divisão Maritime, Trade and Supply Chain da S&P Global Market Intelligence. A pesquisa está em sua segunda edição e conta com um levantamento de 370 portos do mundo que realizam operações dessa carga.
O índice possui dois rankings com diferentes abordagens: administrativa e estatística. No primeiro, que aponta o Porto de Imbituba como o mais eficiente do país, são considerados dados das escalas (port calls) dos navios conteineiros e a movimentação anual do porto em cargas de contêiner. Já na abordagem estatística, o complexo aparece em quarto lugar nacional em relação à operação de contêineres.
"Nosso estado demonstra que é sempre muito bem representado. Temos ao mesmo tempo mão de obra qualificada, um sistema de inovação competente e um ambiente propício para o empreendedorismo. E nossa gestão portuária não fica para trás. Seja na administração direta ou indireta, temos uma gestão de Santa Catarina cada vez mais técnica e eficaz", disse o governador Carlos Moisés.
Além do primeiro lugar nacional na abordagem administrativa, Imbituba também ficou em 51ª colocação no ranking mundial deste quesito, perto de portos como o de Hong Kong (China) e Incheon (Coreia do Sul). Na América Latina, Imbituba está em quarto lugar e em primeiro entre os portos do Mercosul.
"O resultado deste relatório é efeito da constante busca dos usuários do Porto por otimizar suas operações e ampliar a eficiência no atendimento aos navios, o que também tem se consolidado na atração e projeção do Porto para novos negócios, com perspectivas de novos recorde operacionais para este ano", destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.
O Porto de Imbituba conta com um Terminal de Contêineres, arrendado pela Santos Brasil. Em 2021, a carga representou 12% de todo o volume movimentado em toneladas no Porto. Atualmente, há uma escala semanal de cabotagem (navegação entre portos do Brasil) em operação, da Aliança.