Nos dois primeiros meses do ano, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 2,4 milhões de toneladas de mercadorias. Considerando que no mesmo período de 2022 foram 1,9 milhão de toneladas, o aumento chega a 26%.
Em fevereiro, segundo dados divulgados pela autoridade portuária esta semana, 76 navios carregaram e descarregaram 1,140 milhão de toneladas no porto do Norte catarinense.
A importação alcançou 600 mil toneladas, principalmente pela chegada de produtos siderúrgicos (275 mil toneladas) e fertilizantes (272 mil toneladas). Já a exportação atingiu 540 mil toneladas, impulsionada pelos grãos: milho, 389 mil toneladas, e soja, 108 mil toneladas.
“O ano de 2023 já começou com recorde histórico de movimentação. Em janeiro, foram 1,25 milhão de toneladas, 50% a mais do que no mesmo período de 2022”, explica o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
A retomada da exportação de milho, após a quebra da safra em anos anteriores, somada às melhorias realizadas na infraestrutura portuária, estão entre as principais causas do aumento na movimentação de cargas este ano, segundo Cleverton.
Dados gerais do Porto
- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina;
- Responsável por metade de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% de toda a soja exportada por SC;
- 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga;
- 5º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros;
- O complexo portuário movimenta R$ 100 bilhões por ano, equivalente a 43% do comércio exterior catarinense;
- Sete berços de atracação de navios, numa extensão de 1,5 km.