Acontece na manhã desta sexta-feira (1º) a posse dos deputados estaduais eleitos em outubro. A posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tem casa cheia, já que cada um dos empossados pode convidar seis pessoas. São 40 deputados, sendo que 18 deles foram reeleitos. A sessão de posse e instalação será presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o parlamentar mais velho entre os de maior número de legislaturas completas na Casa.
A Câmara de Vereadores de Criciúma está representada pelo seu presidente, Miri Dagostim. “Temos uma expectativa de acompanhar todos os deputados da região, para que a gente consiga recursos”, afirmou.
O secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande também está presente na posse. “Expectativa que tenham muita tranquilidade e cumpram o dever para que foram eleitos, que os resultados das urnas façam valer a pena. Que cada um faça o máximo pelas regiões que foram eleitos”, frisou.
Assim que a posse foi concluída, aconteceu eleição para a presidência da casa. Na tarde de quinta-feira (31) uma reunião praticamente selou o destino, com o cargo ficando com o criciumense Julio Garcia (PSD). Ele já passou pela presidência da Alesc por duas vezes, conseguiu unanimidade nas duas votações, agora repetiu o feito e será o presidente por dois anos.
Sobre Julio Garcia. “É bom pela experiência que tem, vai conduzir bem esse plenário”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.