O empresário do ramo gastronômico, Joster Favero, é o novo presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Ele, que assumiu o cargo depois de Zalmir Casagrande sair, é presidente da Via Gastronômica de Criciúma e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, além conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), disse que é uma felicidade imensa a nomeação.
“Não esperava, nunca passou pela minha cabeça. Mas, fico feliz. É um grande desafio, ontem conversei com o [Clésio] Salvaro. Posso auxiliar, organizar e fazer a conexão entre cultura e turismo”, disse.
Favero tem uma vasta experiência como empreendedor. O empresário fala que apesar da cidade não ter atrações naturais turísticas o suficiente para desenvolver o turismo como praia, faz isso muito bem com festivais culturais, feiras e eventos.
Apesar de ser apenas seu segundo dia no cargo, ele quer montar um plano de ação alinhado com as estratégias do prefeito. “Tudo é muito recente, preciso entender porque nunca estive em uma máquina pública, preciso entender, conversar com as entidades da sociedade civil que fazem parte desse segmento e depois encaixar o plano de ação”, diz o presidente.