Os postos de combustíveis devem informar aos clientes se a gasolina comercializada é refinada ou formulada em Forquilhinha. É o que estabelece o projeto de lei nº 04/2022 aprovado nesta segunda-feira (11) na Câmara de Vereadores.
Conforme o presidente da Câmara, Célio Elias (PT), o objetivo é dar transparência ao abastecimento. “O consumidor precisa saber qual gasolina está colocando no seu carro. Alguns veículos apresentam problemas ao não utilizar uma gasolina pura”, justifica o autor do projeto.
A gasolina refinada é isenta de substâncias nocivas contidas no petróleo cru, eliminadas pelo processo de refinação. Por sua vez, a gasolina formulada é composta de resíduos de destilação petroquímicos, adicionados de solventes, ou seja, subproduto do petróleo. A comercialização dos dois tipos de gasolina é autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A informação deverá ser visível a todos os consumidores que adentrarem ao posto, com fonte e tamanho que possibilitem sua identificação. O projeto aprovado na Câmara de Vereadores segue para sanção do prefeito de Forquilhinha.