O fato de ser de Criciúma o presidente da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral colaborou para a realização, na cidade, do 1º Encontro IDM Brasil Setor de Mineração do Sul , que acontece nesta segunda-feira, 23, na Acic. "O momento é dos melhores dos últimos 20 anos (para o carvão mineral). Temos um governo que já se colocou à disposição para criar a Política Nacional do Carvão", afirma o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC).
O Encontro traz para Criciúma diversas autoridades e lideranças do setor da mineração, não apenas de carvão, mas de areia, argila e outros insumos. "Temos aqui em Santa Catarina a recém criada Frente Parlamentar na Alesc, com o deputado Rodrigo Minotto como presidente. Estamos em parceria com o Rio Grande do Sul buscando apoio para criar a Política Catarinense do Carvão", explica.
Confira também - Criciúma abre debates nacionais sobre mineração
Daniel aponta a condição que Criciúma tem, com base na tecnologia desenvolvida na cidade, para o futuro do carvão limpo. "Nós estamos vivendo um novo modelo, uma nova forma de minerar, um novo cuidado. Criciúma tem na Satc, e trouxemos tanto o ministro de Minas e Energia quanto o de Ciência e Tecnologia para olhar o equipamento que está ali fazendo o carvão limpo. Potencializando o carvão e cuidando do meio ambiente", afirma.
Sobre a criação da Política Catarinense do Carvão, o deputado lembra a importância de uma interlocução com o governador Carlos Moisés. "No que se refere à Frente da qual eu presido estamos trabalhando com o carvão. Vim para ouvir e me colocando à disposição para participar da comissão especial que está sendo montada na Câmara Federal. Nosso objetivo é uma conversa com o governador alinhando a Frente Parlamentar da Alesc e todo o trabalho que estamos desenvolvendo na Câmara", observa.
O parlamentar enaltece o apoio federal para que o carvão atinja um patamar melhor no contexto da mineração brasileira. "O ministro Bento Albuquerque se comprometeu em criar a política nacional. O carvão é sempre visto como o patinho feio, que degrada o meio ambiente e não traz nada de bom", conclui.