Choveu por volta das 4h30min da madrugada desta quarta-feira, 6, em Criciúma e região. "A previsão acertou", confirma o climatologista Márcio Sônego. Mas nada muito frote. "Essa chuvinha vem em toda a região sul, pegando também a Capital. A frente fria que está passando espalha chuva por Santa Catarina e sul do Paraná", informa. "Não foi tão forte aqui na região, acumulou 2,4mm em Urussanga, 2,8mm em Içara e 4,4mm em Jacinto Machado", detalha.
Mas o climatologista observa que essa precipitação não estará resolvendo os problemas da estiagem. "O que tem acontecido agora aconteceu em abril, caiu pouca chuva com a chegada da frente fria. Por enquanto, onde mais choveu foi no oeste, entre Concórdia e Chapecó choveu bastante, mas aqui no litoral choveu pouco", refere. "Pastos queimando, isso acontece no meio urbano e na área rural. Essa chuva de hoje não vai mudar muita coisa. A precipitação de hoje fica nisso, de 5 a 10mm", observa.
A temperatura oscilou com a chegada da chuva, caindo 5 graus durante a madrugada. "Até 1h marcava 19 graus, com essa chuva que chegou às 4h30min derrubou para 14 graus. À tarde já não chove mais, então teremos uma tarde de tempo bom e a tendência que não passe de 21 graus", destaca. "À noite sem chuva também. O que vai chamar a atenção é o vento frio, sudoeste", destaca. "As máximas, hoje 21, amanhã 22 graus, só vai passar dos 25 graus no sábado e domingo", emenda
E vai fazer frio. "Muito frio. Amanhã quinta com tempo bom, amanhece com 6 graus. Segue frio na sexta, amanhecendo com 9 graus, sábado com 8, domingo começa com 8, segunda com 9 graus", conta Sônego. Chove até as 12h desta quarta. "As chuvas têm acontecido no meio da semana. Depois só no dia 20 de maio, quarta da outra semana", comenta o climatologista.