Nenhuma proposta foi feita para a parceria público-privada (PPP) do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. O prazo de formalização de propostas terminou às 12h desta quinta-feira (1º). A sessão ocorreu na B3, em São Paulo. O Governo do Estado informou que lançará um novo edital, com possíveis mudanças em relação ao anterior.
O processo é conduzido pela equipe do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), da Secretaria de Estado da Fazenda, pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a pela SCPar.
Após a publicação do novo edital, ainda sem prazo definido, será realizado um novo Roadshow e divulgação da PPP, que é a primeira realizada pelo Governo de Santa Catarina.
O primeiro edital, lançado em novembro de 2023 pelo governador Jorginho Mello, informava que os investimentos previstos no Aeroporto de Jaguaruna são de R$ 60 milhões e incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros já nos três primeiros anos, além de manutenções que contam como investimento e reinvestimento durante o período do contrato.
O investimento máximo do Estado na PPP será de cerca de R$ 33 milhões.
O Aeroporto de Jaguaruna movimentou 133 mil passageiros em 2023, segundo melhor desempenho de sua história. Um crescimento de 8,48% em relação ao ano anterior. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.