A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um "alerta máximo" para o risco de deslizamentos em Praia Grande no começo da tarde desta quinta-feira (2). O Extremo Sul foi a região catarinense mais afetada pelas chuvas até o momento. Neste momento, as áreas da encosta da serra são as que mais preocupam. O Corpo de Bombeiros Militar ainda não atendeu a nenhuma ocorrência grave relacionada à chuva.
As alterações no solo podem acontecer principalmente em locais que já foram identificados como áreas de risco para deslizamentos e também em áreas que estão com o solo encharcado. É importante prestar atenção a sinais de movimentação do solo, como rachaduras em paredes e muros, árvores e postes inclinados.
O Saer/Sarasul sobrevoou Praia Grande na manhã desta quinta.
A chuva se intensificou na madrugada da quinta, trazendo volumes acima de 100 milímetros em algumas cidades do Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (3), a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
De acordo com a Defesa Civil, nas bacias dos rios Mampituba e Araranguá há "risco alto" de enxurradas.